Quarta-feira, 05 de Agosto de 2020

Membros do Fórum Estadual de Turismo discutem iniciativas diante da crise causada pelo Covid-19

Publicada em 19/03/20 as 09:04h - 107 visualizações

por Redação


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Membros do colegiado do Fórum Estadual de Turismo (Foestur) e outros representantes do trade do turismo participaram na manhã desta quarta-feira,18, da 14ª reunião extraordinária para tratar sobre a crise causada no setor de turismo em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19). A reunião contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Luiz Edigar Leão Toline, da deputada estadual Claudia Lelis,

A reunião foi aberta pelo secretário da Sics e presidente da Adetuc, Tom Lyra, que por meio de videoconferência, desejou boas-vindas aos participantes. O encontro ocorreu na sede da Sics e foi conduzida pela Vice-presidente do Foestur, Ana Paula Setti, que na ocasião substituiu o presidente da entidade e secretário da Sics e presidente da Adetuc, Tom Lyra, que se encontra em quarentena após cumprir agenda no exterior.

Na oportunidade, o secretário de Estado da saúde, Luiz Edigar Leão Toline, esclareceu e prestou informações a respeito da pandemia do Covid-19, além da prevenção, cuidados e procedimentos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado a fim de evitar a proliferação da doença. "Esse momento é de suma importância para que todos os segmentos compartilhem as ações e trabalhem de forma integrada para evitar a proliferação da doença" informou o secretário.

Segundo a vice-presidente do Foestur, Ana Paula Setti, a reunião extraordinária foi de grande importância para que o Trade do Turismo discuta as providências que deverão ser tomadas, em caráter de urgência, para superação da crise, a exemplo da elaboração de documento com as demandas do setor que será entregue ao governador Mauro Carlesse.  

 "Estamos vivendo um caos já instalado, e já tomando providências para amenizar a crise. Nesse sentido, realizamos essa reunião justamente para construirmos, em conjunto, um documento que será entregue, por intermédio do Secretário Tom Lyra e da deputada Claudia Lelis, ao Governador do Estado para reduzir os impactos da crise nos próximos meses", destacou Setti.

As demandas que serão apresentadas ao governador Mauro Carlesse, referem-se à facilitação para obtenção de crédito junto ao Banco do Fomento e do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para as empresas ligadas ao trade turístico; isenção do pagamento e parcelamento de impostos; adiamento do pagamento de IPVA/2020 para veículos que operam no setor turístico; adiamento do pagamento das companhias de água e energia elétrica por três meses, dentre outras.

Na ocasião a vice-presidente da Adetuc, Mounira Hawat, informou que, apesar de o secretário Tom Lyra se encontrar de quarentena, ele está acompanhando toda a questão da pandemia do Coronavírus e os reflexos no setor do turismo. "O secretário Tom Lyra será informado de toda as demandas levantadas nessa reunião. Ele acredita que essa crise será superada com a colaboração de todos os segmentos da sociedade e, principalmente, do setor do turismo e nos informou que o governador Mauro Carlesse está empenhado em tomar medidas emergenciais, por meio do comitê de crise, para garantir o apoio ao setor que é um eixo importante para desenvolvimento econômico, com a geração de emprego e renda", pontuou Hawat.

 Por fim, a deputada Claudia Lelis, que é presidente da comissão do turismo na Assembleia Legislativa, colou-se à disposição do colegiado, que juntamente, com o secretário Tom Lyra, irá intermediar, junto ao governador Mauro Carlesse, e demais parlamentares, para encontrar soluções que ajudem a amenizar os efeitos da crise. "Irei articular junto aos demais parlamentares, tanto estaduais e federais, além de senadores um alinhamento a fim de flexibilizar os pagamentos de impostos das empresas ligadas ao trade do turismo", destacou a deputada.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 185660   Usuários Online: 43

Nosso Whatsapp

 63 98440 5651

Copyright (c) 2020 - REDETV Tocantins - Palmas - Tocantins