Brasil

Agrotins 100% Digital marca política de inclusão do Governo do Tocantins com intérpretes de Libras

Publicada em 03/06/20 às 07:56h - 172 visualizações

por Agrotins


Compartilhe
   

Link da Notícia:

A Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2020 100% Digital, que ocorreu entre os dias 27 e 29 de maio, de forma totalmente virtual, apresentou muita tecnologia, oportunidades e novidades no setor do agronegócio. Mas, além disso, apresentou também a preocupação e cuidado do Governo do Estado com a inclusão, contando com intérpretes de Libras durante toda a programação.

Desde 2019, o governador Mauro Carlesse implementou a participação desses profissionais nos eventos do Governo entendendo a necessidade e a importância de contemplar as pessoas surdas. Marcada pelo pioneirismo digital, a 20ª edição da maior feira de agrotecnologia do Norte do Brasil não poderia ocorrer sem atender a inclusão social.

O secretário de Comunicação do Estado do Tocantins, Élcio Mendes, explica que “há uma política inclusiva do Governo do Estado nesse sentido, por determinação do governador Mauro Carlesse, abrangendo todas as transmissões e peças publicitárias do Governo, sendo que todas devem contar com intérpretes de Libras. E a Agrotins 2020 seguiu essa determinação contando com esses profissionais durante as 36 horas de transmissão”.

A participação dos intérpretes de Libras durante as transmissões foi viabilizada, também, por meio de parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que disponibilizou dois profissionais da instituição para a ação. Os professores Maiquel Krutzmann e Maria Pilar Basso Teixeira de Medeiros, docentes do curso de Libras da Escola de Línguas da Unitins, se revezaram durante as transmissões.

A estrutura tecnológica e de pessoal exigida para um evento dessa magnitude, com espectadores de todo o Brasil e mais 46 países, foi organizada com todo cuidado e medidas de prevenção ao novo Coronavírus. A professora e intérprete de Libras Pilar Medeiros conta que todos os trabalhadores envolvidos na transmissão fizeram o teste para Covid-19 e todos resultaram negativo para a doença. E mesmo assim o uso de máscara e álcool em gel era indispensável no local. Para ela, isso foi importante para que todos pudessem trabalhar com segurança e tranquilidade.

Os intérpretes de Libras contaram com o recurso do ponto eletrônico para o retorno de áudio do que os apresentadores e palestrantes falavam. “Assim nós pudemos contribuir e garantir a acessibilidade e levar a comunidade surda a também participar da Feira. Sinto-me privilegiado pela oportunidade de fazer parte desse momento histórico que o Tocantins vive, fazendo a primeira edição da Agrotins totalmente virtual. Para nós foi um momento ímpar, de bastante aprendizado, de reinventar e até mesmo redescobrir a nossa profissão, garantindo a acessibilidade e, acima de tudo, a inclusão da comunidade surda”, destaca o intérprete Maiquel Krutzmann.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, ressalta que a Universidade já traz em seus pilares no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e de Planejamento estratégico a questão da inclusão social, até mesmo com o oferecimento de cursos de Libras totalmente gratuitos por meio da Escola de Línguas. “Ficamos felizes em poder contribuir com a nossa estrutura de profissionais e atender essa demanda do Governo, que se preocupou com a inclusão em um evento tão importante e que foi acompanhado por milhares de pessoas em todo o mundo”, destaca o reitor.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 463106   Usuários Online: 40

Nosso Whatsapp

 63 9102-0662

Copyright (c) 2021 - REDETV Tocantins - Palmas - Tocantins