Brasil

Conselho universitário da UFT aprova retomada das aulas, suspensas desde 16 de março

Publicada em 09/10/20 às 09:09h - 90 visualizações

por Redação


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: )

Por 19 votos a favor e 4 contra, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) decidiu pela retomada das aulas de modo remoto a partir dos próximos dias. O calendário emergencial deverá ser divulgado em breve.

As atividades acadêmicas presenciais estão interrompidas desde o dia 16 de março e o calendário acadêmico, suspenso desde 31 de março em decorrência da pandemia da covid-19. As atividades administrativas da instituição, no entanto, seguiram sendo realizadas remotamente desde então.

A decisão do Consuni pela retomada das aulas ocorreu na manhã desta quinta-feira (08) durante reunião virtual do conselho.

"Ao longo desses meses, estivemos discutindo uma proposta de retomada das atividades letivas pautada em um arcabouço legal e observando as condições e particularidades locais, pedagógicas, psicológicas, socieconômicas, entre outras. Consideramos, ainda, o cenário nacional, uma vez que a UFT era a única universidade pública que não havia retomado seu calendário. A decisão se deu pela maioria de votos no Consuni e já reunimos as condições para retomarmos as aulas remotamente. A situação, sabemos, é de excepcionalidade e a perspectiva de seguirmos paralisados poderia impactar de forma negativa nossa Universidade", frisa o presidente do Consuni, o reitor Luis Eduardo Bovolato.

Ações de inclusão digital

Diante da impossibilidade de acompanhamento das atividades virtuais por parcela de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a UFT aderiu ao programa do Ministério da Educação (MEC) intitulado Projeto Alunos Conectados. Com isso, os discentes que comprovarem estarem no grupo de vulneráveis receberão suporte material e financeiro para o acompanhamento das aulas on-line

“Mediante a aprovação da retomada das atividades acadêmicas pelo Consuni, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) irá implementar o Programa de Inclusão Digital emergencial em duas modalidades: concessão de chip de pacote de dados de internet e auxílio financeiro para aquisição de notebook ou tablet", esclareceu o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Kherlley Barbosa.

Esclarecimentos sobre o ensino remoto poderão ser obtidos em plataforma específica

Uma plataforma exclusiva (em construção) para esclarecimentos sobre como se dará o ensino remoto emergencial foi disponibilizada na página oficial da UFT. A ação é uma parceria entre a Superintendência de Comunicação (Sucom), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

O objetivo da ferramenta é disponibilizar, de forma bastante objetiva, todas as interfaces de como se dará esta retomada das atividades de ensino na universidade. Temos, como propósito maior, esclarecer ao máximo as dúvidas de alunos, professores e técnicos ao longo deste processo. Na plataforma, diferentes abas serão organizadas por categorias e alimentadas de forma contínua, facilitando a busca dos esclarecimentos que deverão surgir", explicou o superintendente de comunicação da UFT, Kleber Abreu.

Oferta de disciplinas on-line no período emergencial

Em relação às atividades letivas de 2020/1 interrompidas pelo cenário do coronavírus, o entendimento da Prograd é de que, nesta retomada, sejam analisadas as condições da oferta pelos docentes e o diálogo com os estudantes de cada curso sobre os impactos no cotidiano (e possíveis sobrecargas).

"A orientação é de que mantenhamos ao menos um componente por docente, para que, nesse período, também possamos nos adaptar ao ensino remoto e mesmo planejar o semestre de 2020/2 a partir dessas experiências colaborativas", destacou o pró-reitor de graduação, Eduardo Cezari.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 463029   Usuários Online: 18

Nosso Whatsapp

 63 9102-0662

Copyright (c) 2021 - REDETV Tocantins - Palmas - Tocantins